Foto: Wikipedia

Neste sábado (30), passei recordando o trabalho artístico do maior intérprete do samba enredo e de samba canção de todos os tempos, José Clementino Bispo dos Santos, o Jamelão, um dos homenageados da Estação Primeira de Mangueira, no samba enredo para o Carnaval 2022 no Rio de Janeiro, ao lado de Cartola e Delegado, sendo um dos mais bonitos, composto por Moacyr Cruz, Pedro Terra, Bruno Souza e Leandro Almeida, gravados neste ano de 2021.  

A voz inconfundível, marcante e um agudo expressivo, fez dele um cantor respeitado, nota-se que Jamelão renovou a maneira de conduzir o samba, além de conhecer a essência da música, ele trouxe do clássico o requinte para a Estação Primeira. Também rompeu fronteira, aglutinou fãs pelo mundo e imortalizou o jeito de cantar as letras de Lupicínio Rodrigues, Cartola, Átila Nunes, Norival Reis, entre outros. Ele faturou treze títulos pela Mangueira, subiu ao palco, com orquestras consagradas, gravou 75 discos, entre LPs, Compactos e CDs e, foi reverenciando por vários artistas. Um timbre aveludado, tornou-se referência para novas gerações, sendo ousado no recurso técnico vocal, porém, não escondia o amor pela sua escola, por tudo, que fez pela Música Popular Brasileira.

Jamelão conquistou América, soube deixar a marca dele no samba, na leveza de emitir uma nota, entretanto, sendo baluarte no microfone. Saudade dos desfiles emocionantes da Mangueira, jamais, teremos um cantor como ele, o surdo não parou, todavia, a marcação de primeira não é mais como antes, quando o carro de som tinha a voz deste sambista. Tanto em Orquestra quanto no Samba, Jamelão é o nosso Jazz Brasileiro, com o tempero verde rosa, e recurso de poucos, e a autenticidade de compositor, intérprete e a propriedade, sabedoria de um professor. Neste enredo, o Brasil e mundo vão descobrir a história de Jamelão nunca contado, e fiquei muito feliz em saber que os bons não podem ser esquecidos, mas guardado no coração e na memória do povo.                                                        

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *